Jornal Mural
Pelas estradas
No dia 25 de julho, foi celebrado o Dia do Motorista. Mais do que homenagear esses profissionais tão importantes para o setor de distribuição de bebidas, a data é um gesto de reconhecimento pela garra e dedicação que esses condutores carregam no dia a dia.
São os motoristas que mais sentem as condições muitas vezes desfavoráveis de estradas pelo País, geradas tanto por fatores climáticos quanto por problemas estruturais. Frente a esses desafios, a Confenar busca auxiliar os motoristas de Entrega e Puxada por meio de treinamentos de direção defensiva, segurança no trânsito e cuidados com a saúde, entre outras orientações.
A Confederação também investe em ferramentas de suporte logístico e em tecnologias que contribuam para o conforto e integridade do condutor, para que possamos realizar nossas atividades com excelência e garantir a satisfação dos nossos clientes.
Motorista, meus parabéns.
Nesta jornada cotidiana pelas estradas do nosso País, saiba que estamos com vocês!
Boa leitura!
Thelmo Cargnelutti
Membro do Comitê de Remuneração e Conselheiro da Confenar
Proteja-se no ambiente de trabalho
Entre os dias 11 e 15 de maio, tivemos a sexta edição da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho). O evento contou com a participação de especialistas de diversas áreas, como Saúde e Segurança, e teve o apoio e o patrocínio da MAN Latin America – Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A engenheira de Segurança do Trabalho da Ambev, Layla Fagundes, reforçou a importância de identificar possíveis riscos de acidentes para poder preveni-los e do uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual). Veja algumas dicas:
Antes de começar sua rotina de trabalho, coloque seu EPI corretamente;
Se seu colega não souber utilizar os equipamentos, ajude-o;
Evite se distrair enquanto opera uma máquina ou dirige algum veículo;
Ao descer do caminhão, utilize todos os degraus disponíveis no veículo;
Preste bastante atenção ao dirigir veículos dentro da fábrica;
Quando for realizar uma entrega, siga todos os procedimentos para carregar os produtos até o PDV;
Se tiver dúvidas sobre como utilizar um instrumento de trabalho, converse com seu gerente.
A importância da direção defensiva no trânsito
O número de mortes no trânsito está aumentando cada dia mais. Segundo o Ministério da Saúde, em 2013 houve mais de 20 mortes para cada 100 mil habitantes.
Fagner Moura, inspetor da Polícia Federal Rodoviária e convidado da SIPAT, disse que a maioria dos acidentes causados nas rodovias ocorrem por ultrapassagem indevida e condutores em estado alcoólico. Já no caso dos motociclistas, a imprudência é a maior causa.
Os motoristas de caminhões também precisam prestar atenção à segurança nas pistas, já que, por esses veículos serem maiores, têm maior impacto sobre os menores.
Manter um limite de velocidade razoável e distância do carro da frente são importantes para evitar situações trágicas, assim como estar descansado ao volante.
Algumas regras básicas também valem quando o assunto é segurança no trânsito:
– Evitar usar celulares
– Não ingerir bebida alcoólica antes de dirigir
– Ter atenção máxima
– Manter uma direção defensiva
Cuidados com a saúde masculina
Você sabia que um em cada seis brasileiros tem câncer de próstata? Uma pesquisa do Centro de Referência da Saúde do Homem mostrou que cerca de 50% dos homens chegam ao médico com doenças em estágio avançado.
O urologista Fernando Nestor esteve na sexta edição da SIPAT e explicou que muitos homens não são diagnosticados cedo porque não têm o costume de visitar o médico regularmente.
No caso do câncer de próstata, os fatores de risco são: histórico familiar e clínico, excesso de gordura abdominal e ser da raça negra (pois há mais tendência a esse tipo de câncer).
Também é preciso se cuidar para prevenir doenças como o câncer de pênis, causado entre outros motivos pela falta de higiene, e disfunção erétil, por exemplo, gerada pela baixa testosterona, hipertensão, diabetes, estresse e ansiedade.
Não espere para ir ao médico, faça visitas ao consultório e converse com seu urologista sobre como se prevenir!
APPs facilitam mudanças dos números nos celulares
Desde maio, todos os celulares dos Estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte ganharam o nono dígito. A mudança, que não considera rádio ou telefone fixo, foi realizada nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Pará, Roraima, Amapá e Maranhão, e será implementada em todo o País até o fim de 2016.
Para facilitar o uso do nono dígito pelos usuários, as principais operadoras de telefonia do Brasil criaram plataformas gratuitas. A Embratel, por exemplo, desenvolveu o aplicativo Embratel 9º Dígito, que faz a alteração automática dos contatos, otimizando o tempo que seria gasto pelo usuário para essa modificação.
Há, ainda, como determinar quais contatos serão alterados na agenda do celular e salvar a agenda antiga por precaução.
O Jornal Mural da Confenar é um informativo com notícias e novidades sobre a Confederação. Para participar dessa publicação, envie um e-mail para atendimento@confenar.com.br ou telefone para (11) 5505-2521.
Coordenação geral: Adriana Neves, Nino Feoli Anele e Marcel Jardim | Produção: PLANIN (11) 2138-8900 | Direção: Angélica Consiglio (MTB 24182) | Edição: Elaine Alves | Textos: Gisele Macedo e Danilo Moreira | Design: Felipe Serafim | Gráfica: Coan Indústria Gráfica